ONDE COMPRAR?

Insira seus dados e conheça a revenda InterCement mais próxima de você:





Fabricação do Cimento

 



Como se faz o cimento - Passo a Passo

A InterCement Brasil tem um laboratório central, que controla a qualidade total do cimento. Ele é equipado com as mais avançadas tecnologias e tem seu processo totalmente automatizado, digitalizado e controlado.


Para entender melhor a fabricação desse produto, que existe desde a fundação dos monumentos egípcios, em meados de 2.500 a.C., a InterCement explica o passo a passo.

 



Entenda o processo de
fabricação do cimento.
 

 

1
Minas de Calcário

A origem do cimento vem das minas de calcário.

O minério é extraído através da detonação. Após a explosão, caminhões caçamba recolhem o material e levam para a britagem

2
Britagem e peneiramento

Após a primeira etapa, os martelos do britador reduzem as enormes pedras retiradas da mina em pedregulhos de mesmo tamanho.

3
Pré-Homogeneização

Em esteiras, o material é conduzido aos depósitos de pré-homogenenização, processo em que o calcário extraído da mina é armazenado. Após isso, o calcário segue para a dosagem.

4
Dosagem

A matéria vinda da pré-homogeneização forma uma mistura ideal de calcário, argila e minério de ferro, adequada para a formação da farinha de cimento.


Esse trabalho é feito por balanças dosadoras e controladas pelo laboratório, essa mistura vai para o moinho de cru.

5
Moinho de Cru
e Silos de farinha


Essa mistura é moída e se transforma em farinha de cimento. Depois é transportada para o silo de farinha, já com a composição química ideal.

6
Ciclones e Calcinador

O material passa por ciclones e, em seguida, para o calcinador. O ar é separado e a farinha pré-aquecida. Inicia-se, então, a liberação do Co(descarbonatação).

7
Forno Rotativo

No forno, a farinha de cru dos ciclones é aquecida ao seu ponto de fusão, com temperaturas que chegam a mais de 1.400°C. Através do resfriamento brusco, este material passa para o estado sólido e se transforma em clínquer, que é a base do cimento. Este material segue para o silo de clínquer e é armazenado.

8
Moagem

O clínquer armazenado segue para a moagem, onde se mistura com gesso e adição.

9
Cimento

Após a moagem final o cimento está pronto e é armazenado nos silos (os tipos de cimento são classificados conforme as normas técnicas).

10
Distribuição
 

Agora, o cimento está habilitado para ser distribuído a granel, big bag ou ensacado, e pode ser comercializado para chegar, finalmente, ao consumidor final.