De empreendedorismo a moradia digna, startups promovem soluções para desenvolver comunidade de baixa renda em SP

Empresas foram selecionadas para segunda fase do programa de aceleração HousingPact e iniciam fase piloto no Jardim Ibirapuera

São Paulo, 27 de janeiro de 2020 – Cinco iniciativas se destacaram no programa de aceleração HousingPact. Juntas, elas contêm esforços de sete negócios participantes da primeira fase do projeto e foram selecionadas para a segunda etapa. Nos próximos quatro meses, as empresas terão a oportunidade de implantar um piloto de seus serviços no Jardim Ibirapuera, em São Paulo. As soluções têm por objetivo beneficiar pessoas de baixa renda e movimentar a economia local.

O HousingPact é uma iniciativa de impacto social que reúne ArcelorMittal, BASF, CBMM, Duratex, HM Engenharia, InterCement, Tetra Pak e a Fundação Espaço ECO, com coordenação de Instituto InterCement, ImpactHub e NeoAlfa. Juntas, as empresas começaram, em 2019, o projeto de aceleração com 17 startups. Para a segunda fase, cada uma das cinco selecionadas receberá o prêmio de R$ 10 mil para implementação do piloto, além de consultoria para otimização dos resultados.

“Estamos entrando em uma parte gratificante do HousingPact, que é totalmente inovadora. Programas de aceleração voltados a negócios de impacto usualmente não acompanham um piloto com esse nível de integração”, explica Mariana Roquette, gestora do projeto. “No HousingPact, as empresas desenharam seus projetos e soluções juntas, em interações em rede com as demais aceleradas e as empresas realizadoras.”

A Cooperativa Coletando prevê a coleta de 18 toneladas por ano de resíduos, com incremento de renda mensal para cada morador que descartar materiais limpos nos ecopontos da empresa. O recebimento será feito por microfranquias, implementadas e orientadas pela Firgun, outra startup selecionada.

A Agua V irá capacitar jovens de 18 a 35 anos para a produção e instalação de tecnologias sociais – cisternas de captação de água da chuva, hortas verticais e vasos freáticos com proteção contra dengue. O objetivo é impulsionar nova atividade que engloba a geração de renda junto à conscientização e apropriação de práticas socioambientais replicáveis. Os produtos serão vendidos em lojas da Vivenda, parceira do projeto.

Para moradias, a alagoana Isobloco oferece o Vedabloco, produto que será aplicado em fachadas de pelo menos cinco residências para melhora do conforto térmico e a redução da umidade, causa de problemas respiratórios. Já a Repagina.me, exemplo de empreendedorismo feminino, prevê a repaginação de quatro comércios do bairro, visando o aumento de vendas e movimentação do mercado local.