Fábrica da InterCement Brasil bate recorde em substituição térmica

Unidade de Cezarina, em Goiás, alcançou 42,91% de substituição térmica em setembro, reduzindo a emissão de CO2 e fortalecendo a economia circular

Cezarina, 28 de outubro de 2024 – Uma das principais produtoras de cimento do País e referência na utilização de combustíveis alternativos em seu processo de fabricação, a InterCement Brasil bateu, em setembro, o recorde de 42,91% de substituição térmica no forno 1 da fábrica de Cezarina (GO). Isso significa a troca de uma parte significativa de combustíveis fósseis utilizados para a fabricação de cimento por fontes alternativas de energia, obtidas pelo coprocessamento.

O coprocessamento é uma tecnologia que envolve a utilização de resíduos industriais e urbanos, biomassa e pneus inservíveis e não recicláveis em substituição aos combustíveis fósseis tradicionais, como o carvão mineral e o coque de petróleo. Entre os benefícios do processo está a diminuição significativa na emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) e a redução de necessidade de destinação de materiais em aterros sanitários, fortalecendo a economia circular.

Em Cezarina, a substituição térmica foi alcançada por meio do projeto Venturi, equipamento que permitiu maior incorporação de combustível alternativo sem comprometer os níveis de oxigênio do forno. Além da instalação desse sistema de ventilação, a adição de pneus ao mix de resíduos utilizado no coprocessamento foi essencial, já que estes têm um poder calorífico maior e, mesmo em menor quantidade, são capazes de gerar mais energia.

“Tivemos uma curva de aprendizado importante, com reuniões diárias com time de produção, manutenção, qualidade, processos e coprocessamento, com mudanças de método de controle de cloro, composição dos resíduos e operação”, destaca Romulo Barbieri, gerente de Produção da companhia.
“Esse é o resultado do envolvimento de pessoas de diversas áreas que atuaram com foco e em sinergia para a melhoria da performance, e da busca pela construção de parcerias sustentáveis e alinhadas aos pilares de ESG da InterCement Brasil”, completa Vitor Mazur, consultor de Coprocessamento da empresa.

Sobre a InterCement Brasil

A InterCement Brasil é uma das líderes na produção de cimento no país e referência na utilização de combustíveis alternativos em seu processo de fabricação, contribuindo para a redução da emissão de gases de efeito estufa e para a sustentabilidade ambiental.  
A empresa iniciou suas operações em 1974, em Apiaí (SP). Hoje conta com 15 unidades produtivas distribuídas por nove estados: Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. A companhia atende clientes de diversos segmentos, do pequeno varejo até grandes obras e indústrias, por meio das marcas de cimento Cauê, Goiás e Zebu. Operar de forma segura e responsável, respeitando os seus valores e princípios, é uma de suas premissas. Por meio de iniciativas de mobilização social, voluntariado, projetos estruturantes e negócios de impacto, a companhia realiza o seu investimento social privado com foco no desenvolvimento das comunidades nas regiões onde atua. 

Atendimento à Imprensa – Agência Fato Relevante 
   
Lucíola Correa – 62 9 8135-1670      
Mylene Abud – 11 9 9595.3213    
Marcelo Mendonça 11 9 9162-7643   
imprensa.intercementbrasil@agenciafr.com.br