Instituto InterCement mobiliza parceiros e voluntários para a realização da 16ª edição do Dia do Bem Fazer
Neste ano, serão realizadas 25 ações em 13 municípios, reunindo cerca de dois mil voluntários e beneficiando mais de 25 mil pessoas
São Paulo, xx de xx de 2024 – Agosto, mês em que se comemora o Dia Nacional do Voluntariado, foi escolhido para centralizar uma das mais relevantes atividades promovidas pelo Instituto InterCement, responsável pelas estratégias de investimento social privado da InterCement Brasil, uma das principais produtoras de cimento do País: o Dia do Bem Fazer. Em sua 16ª edição, neste ano o evento englobará 25 ações em 13 municípios, beneficiando mais de 25 mil pessoas.
A conclusão dos projetos acontece em dois fins de semana consecutivos – nos dias 17 e 18/8 e 24 e 25/8 – e envolve iniciativas como a construção de espaços brincantes, a reforma e a revitalização de espaços públicos (escolas, praças e unidades de saúde, entre outros), brinquedotecas e mutirões. Estão previstas também atividades especiais voltadas à reconstrução do município de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, afetado pelas recentes enchentes.
Realizado desde 2009, o Dia do Bem Fazer é o maior evento de voluntariado do Instituto e, além de integrar a agenda de investimento social da InterCement Brasil, também é um convite à prática cidadã e à celebração do trabalho voluntário coletivo. Representantes da população, juntamente com os colaboradores da companhia e de empresas parceiras, desenvolvem planos de ação orientados à superação de desafios sociais. Em 2023, o evento engajou 3.578 voluntários na execução de ações em 17 municípios, que beneficiaram aproximadamente 30 mil pessoas com investimentos de cerca de R$ 1.250.000,00.
A atuação do Instituto InterCement integra a jornada ESG da companhia, que tem o voluntariado como um dos pilares estratégicos de desenvolvimento das suas ações. Na visão da InterCement Brasil, o trabalho voluntário é uma oportunidade para que colaboradores diretos e indiretos, assim como amigos e familiares, contribuam para o desenvolvimento comunitário dos municípios em que estão inseridos, valorizando, reconhecendo, apoiando e fortalecendo iniciativas sociais.
“As pessoas estão no centro de todas as nossas ações e o Dia do Bem Fazer se alinha ao propósito da companhia de construir e entregar o bem a cada dia, para que todas e todos tenham vidas melhores”, afirma o diretor do Instituto InterCement e da área de Pessoas da InterCement Brasil, José Caires. Segundo ele, a iniciativa não apenas gera impacto positivo para as pessoas beneficiadas, mas também é uma oportunidade de desenvolvimento para quem pratica a ação. “Acreditamos que podemos trabalhar em parceria para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável, por dias melhores, em um mundo mais equilibrado e digno para todas e todos”, destaca.
Para 2024, a expectativa é que os investimentos nos projetos totalizem cerca de R$ 1,2 milhão. Para os interessados em conhecer melhor as iniciativas, fazer doações e/ou participar de trabalho voluntário, basta acessar https://www.diadobemfazer.com.br.
Nova Santa Rita/RS
Nessa localidade, os projetos serão orientados para contribuir com a recuperação do município, que foi fortemente afetado pelas chuvas do mês de maio no Rio Grande do Sul. Serão realizadas a reforma da escola Barão de Teresópolis, no Bairro Morretes, e a ampliação da área externa destinada à prática de esportes e à convivência comunitária. Também será construída uma brinquedoteca no Centro Humanitário (espaço para o acolhimento de pessoas em situação de emergência) e promovidos mutirões para a limpeza de áreas verdes e para a estruturação de trilha de acesso ao bairro. As iniciativas devem beneficiar cerca de 1.300 pessoas.
Candiota/RS
Conjunto de ações de fomento à acessibilidade, educação, lazer e saúde realizadas durante o Dia do Bem Fazer de Candiota deverão beneficiar cerca de 550 pessoas. O projeto prevê a revitalização da sala de acolhimento a gestantes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA); a revitalização e a construção de rampa de acesso e cobertura da área de lazer da Escola Estadual de Ensino Fundamental Seival; e a revitalização da quadra esportiva da comunidade do bairro Seival.
São Paulo/SP
Na capital paulista, o Dia do Bem Fazer prevê um mutirão de atendimento, orientação e direção em Questões Jurídicas, de Desenvolvimento Profissional, Saúde e Social do público atendido pelas organizações Fala Mulher (com ações voltadas predominantemente à questão da violência contra a mulher) e pessoas da comunidade LGBTQIA+ da região, além da adequação de espaço para a brinquedoteca no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Centro Para Crianças e Adolescentes (CCA) Nova Geração (localizado na Rua Professor João Leocádio, 86, na Vila Barbosa). Nessas organizações, estima-se o atendimento de 120 pessoas (71 famílias).
Apiaí/SP
O Dia do Bem Fazer de Apiaí prevê a construção de Espaços Brincantes, que atenderão 1.200 crianças nos bairros de Lageado de Araçaíba e Pinheiros. Esses espaços não apenas proporcionam diversão para as crianças, mas também promovem interação social e atividade física saudável, em ambientes seguros e inspiradores, nos quais as crianças possam explorar, aprender e se desenvolver plenamente.
Cajati/SP
O Dia do Bem Fazer de Cajati tem como objetivo realizar a reforma e melhorias no espaço da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), com a restruturação das vias de acesso do prédio, para que as crianças que têm dificuldades de locomoção possam entrar de forma segura e confortável na instituição. Além da modernização das salas de aula, com instalação de equipamentos tecnológicos para proporcionar mais estímulo ao aprendizado para todas as crianças com diferentes tipos de deficiências. A iniciativa beneficiará cerca de 80 pessoas.
Itaoca/SP
O Dia do Bem Fazer de Itaoca tem como projeto a construção de Espaços Brincantes no bairro CDHU e a instalação de aparelhos de academia ao ar livre no bairro Pavão. As instalações beneficiarão diretamente cerca de 450 pessoas e vão permitir a interação social das crianças e o incentivo às atividades físicas e ao bem-estar de todas as faixas etárias.
Bodoquena/MS
O Dia do Bem Fazer de Bodoquena tem como objetivo a reforma das instalações do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), com a correção de infiltrações, reparos hidráulicos, adequação de piso, forro, manutenção de equipamentos e pintura de todo o prédio. O projeto vai beneficiar cerca de 1.500 famílias do município atendidas nessa instituição pública.
Campo Formoso/BA
Para promover o direito ao brincar, o incentivo à leitura e o fomento à convivência comunitária, o Dia do Bem Fazer de Campo Formoso viabilizará a montagem de uma brinquedoteca pública na área central do município. Serão realizadas intervenções de pintura, instalação de mobiliários adequados às necessidades do projeto, além da aquisição de brinquedos e livros. No Distrito de Tiquara, será realizada a revitalização completa da Praça local, com reforma do piso, jardim, iluminação, bancos e instalação de brinquedos. A iniciativa beneficiará diretamente cerca de 800 pessoas.
Cezarina/GO
O projeto do Dia do Bem Fazer de Cezarina prevê a construção da base descentralizada da unidade do SAMU no município. A estrutura será totalmente construída e equipada de acordo com as normativas do Ministério da Saúde, incluindo estacionamento coberto para ambulância, sala de estar, copa, banheiros, quarto de descanso para os profissionais, depósito de materiais e almoxarifado. A instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência beneficiará os cerca de 8 mil habitantes da cidade.
Ijaci/MG
O Dia do Bem Fazer de Ijaci objetiva viabilizar a construção da nova sede da Rádio Comunitária do município, que está condenada e será demolida; a revitalização de uma quadra municipal do bairro Pedra Negra; e a montagem de uma sala de pré-atendimento no Conselho Tutelar, para receber as crianças e suas famílias. As ações beneficiarão cerca de 100 pessoas.
Santana do Paraíso/MG
O projeto do Dia do Bem Fazer de Santana do Paraíso contempla a execução de obras de melhorias nas condições de acessibilidade, pintura do piso e do alambrado, além da revitalização dos equipamentos de treino da quadra poliesportiva da escola municipal Idalino Amâncio dos Santos. E, também, a construção de uma nova sala na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cidade Nova, para acomodar a equipe administrativa da unidade, e a instalação de uma cobertura para permitir a realização de campanhas de vacinação. As intervenções beneficiarão cerca de 5 mil pessoas.
Londrina/PR
O Dia do Bem Fazer de Londrina tem como meta contribuir para a revitalização de pinturas e espaços de aprendizagens, a manutenção elétrica e a criação de uma horta na unidade do CEPAS – Centro Esperança Por Amor Social. As intervenções beneficiarão cerca de 600 pessoas.
São Miguel dos Campos/AL
O Dia do Bem Fazer de São Miguel dos Campos tem como meta a conclusão das obras inacabadas das salas destinadas aos cursos e capacitações promovidas pela Associação São Francisco Xavier (ASFX). Também serão adquiridos e instalados equipamentos de informática, culinária e costura para a promoção das formações profissionais, além da construção de um espaço de convivência, anexo à sede, para a realização de atividades lúdicas, esportivas e culturais. As intervenções beneficiarão cerca de 80 famílias atendidas pela associação.
Sobre o Instituto InterCement
O Instituto InterCement, criado em julho de 2015, é responsável pelas estratégias de investimento social privado da InterCement Brasil, desenvolvendo, em conjunto com os municípios, iniciativas que visam a apoiar as potencialidades locais, contribuindo para o desenvolvimento comunitário. Todas as iniciativas sociais buscam o equilíbrio econômico, social e ambiental, além de promover o fortalecimento dos vínculos comunitários. A articulação em cada cidade se dá através dos Comitês de Desenvolvimento Comunitário (CDCs), que contam com representações do Poder Público, da sociedade civil e de empresas. A principal aspiração do Instituto é “fazer diferente e fazer a diferença”.
Sobre a InterCement Brasil
A InterCement Brasil é uma das líderes na produção de cimento no país e referência na utilização de combustíveis alternativos em seu processo de fabricação, contribuindo para a redução da emissão de gases de efeito estufa e para a sustentabilidade ambiental.
A empresa iniciou suas operações em 1974, em Apiaí (SP). Hoje conta com 15 unidades produtivas distribuídas por nove estados: Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. A companhia atende clientes de diversos segmentos, do pequeno varejo até grandes obras e indústrias, por meio das marcas de cimento Cauê, Goiás e Zebu. Operar de forma segura e responsável, respeitando os seus valores e princípios, é uma de suas premissas. Por meio de iniciativas de mobilização social, voluntariado, projetos estruturantes e negócios de impacto, a companhia realiza o seu investimento social privado com foco no desenvolvimento das comunidades nas regiões onde atua.