InterCement Brasil apoia campanha que alerta sobre subnotificação de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Childhood Brasil destaca a importância de discutir e tirar o tema da invisibilidade

Maio é um mês importantíssimo para as meninas e os meninos brasileiros: no dia 18 acontece o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.  Essa é uma data de luta, de conscientização e de mobilização e engajamento de toda a sociedade civil em prol dos direitos humanos e contra a violência sexual de crianças e adolescentes no Brasil.

A Childhood Brasil, organização fundada há mais de 20 anos pela Rainha Silvia da Suécia, lança neste mês de conscientização ao enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, uma campanha para alertar sobre a subnotificação de casos de violência sexual contra meninos e meninas e a importância de discutir e tirar o tema da invisibilidade.

Estima-se que apenas 10% dos casos de violência sexual são denunciados às autoridades.

Essa realidade é ainda mais chocante quando há a comparação com o número de denúncias realizadas. Em 2021, por exemplo, o Disque 100 e o Ligue 180 registraram cerca de 102 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. Considerando que apenas 10% dos casos são denunciados, não é exagero dizer que a realidade brasileira provavelmente ultrapassa 1 milhão de casos por ano.

Para jogar a luz sobre a importância de as pessoas discutirem sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes, a Childhood Brasil lança  a campanha “Violência sexual contra crianças e adolescentes: pra acabar, é preciso saber” com o hashtag #CadêOs90.

O objetivo da iniciativa é conscientizar a população que o tema não deixa de existir porque não é discutido – na verdade o problema só aumenta de tamanho toda vez que é silenciado. “Uma parte importante do problema da violência sexual contra crianças e adolescentes é a falta de dados. O que sabemos é que as estatísticas oficiais são apenas a ponta do iceberg, já que é estimado que só 10% dos casos chegam a ser denunciados às autoridades.  O Dia Nacional é uma excelente oportunidade de fazer a pergunta: cadê os 90%?”, ressalta Laís Peretto, diretora executiva da Childhood Brasil.

O enxoval da campanha ainda conta com peças nas redes sociais durante o mês de maio, ação com influenciadores e mobilização de empresas parceiras da causa, como a InterCement Brasil.

Como agir em casos de violência sexual contra crianças e adolescentes?

  • Se você SUSPEITAR que uma criança ou adolescente está sendo vítima de violências, denuncie. Os canais são: Disque 100 / Ligue 180 / APP Direitos Humanos BR /Delegacia On-Line;
  • Se você PRESENCIAR ou TESTEMUNHAR uma situação de violência contra criança ou adolescente chame a polícia militar (ligue 190).
  • Se você IDENTIFICAR um caso de violência on-line envolvendo uma criança ou adolescente, denuncie. Os canais são: Safernet / APP Direitos Humanos BR / Delegacia On-Line.
  • Todas as formas de denúncia são anônimas.

 

Sobre a Childhood Brasil

A Childhood Brasil é uma organização brasileira que faz parte da World Childhood Foundation, instituição internacional criada em 1999 pela Rainha Silvia da Suécia.  O seu foco de atuação é a proteção da infância e adolescência contra o abuso e a exploração sexual. A organização se tornou referência no país pois já desenvolveu e apoiou projetos que vêm transformando a realidade da infância brasileira vulnerável à violência, dando visibilidade e dimensão ao problema, implantando soluções efetivas adotadas por setores empresariais, serviços públicos e educando a sociedade em geral. Para mais informações, acesse o site: www.childhood.org.br.

Sobre a InterCement Brasil
A InterCement Brasil é uma das líderes na produção de cimento no país e referência na utilização de combustíveis alternativos em seu processo de fabricação, contribuindo para a redução da emissão de gases de efeito estufa e para a sustentabilidade ambiental.

A empresa iniciou suas operações em 1974, em Apiaí (SP). Hoje conta com 15 unidades produtivas distribuídas por nove estados: Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. A companhia atende clientes de diversos segmentos, do pequeno varejo até grandes obras e indústrias, por meio das marcas de cimento Cauê, Goiás e Zebu. Além do cimento, a InterCement Brasil atua no serviço de concretagem. Operar de forma segura e responsável, respeitando os seus princípios e propósito, é uma de suas premissas. Por meio de iniciativas de mobilização social, voluntariado, projetos estruturantes e negócios de impacto, a companhia realiza o seu investimento social privado com foco no desenvolvimento das comunidades nas regiões onde atua.