Usina Estreito faz aniversário

Há 10 anos entrava em operação a primeira das oito turbinas da UHE Estreito

São Paulo, 29 de abril de 2021 – A Usina Hidrelétrica Estreito está completando 10 anos do início de sua geração de energia. Localizada no rio Tocantins bem na divisa dos estados do Maranhão e Tocantins, possui uma área de abrangência de 12 cidades nos dois estados.

A Hidrelétrica é fruto do Plano Decenal de Expansão da oferta de energia elétrica elaborado pela Eletrobrás e que esteve em vigor entre os anos 2000 e 2009, com objetivo de aumentar a oferta de energia para atender a demanda nacional, que era crescente desde o final dos anos 90.

A UHE Estreito começou a operar comercialmente em 29 de abril de 2011 e possui capacidade nominal de produção de 1.087 MW, que é o suficiente para abastecer uma cidade de 4 milhões de habitantes, ou grande parte da região sul do Maranhão ou até todo estado do Tocantins, com energia limpa gerando mais de 35 mil empregos diretos e indiretos nos dois estados desde o início das atividades, sempre priorizando a mão de obra local.

Sob a administração do CESTE, Consórcio Estreito Energia, composto pelas empresas Engie, Vale, Alcoa e InterCement Brasil, a Usina Hidrelétrica Estreito, além de energia, gerou em 10 anos, 40 milhões de MW/h, o equivalente a suprir sozinha, o Brasil inteiro por quase 30 dias, mais de 210 milhões de reais em royalties e ainda desenvolve ações de sustentabilidade, honrando o compromisso de responsabilidade social e ambiental assumidos com as comunidades na sua área de abrangência.

A UHE Estreito é a única usina hidrelétrica em operação no estado do Maranhão e a maior no estado do Tocantins. Com sistemas modernos e operação a fio d’agua, consegue gerar energia limpa sem alterar a vazão do leito de um dos rios mais belos e extensos do Brasil, o rio Tocantins.

Um dos valores da UHE Estreito é o desenvolvimento social, o respeito ao meio ambiente e a comunidade. Devido a múltiplas ações de monitoramentos ambientais      realizadas pelo empreendimento, conseguiram retirar a arara-azul-grande da lista de animais em extinção. Por esse motivo, ela é a mascote do empreendimento, e foi batizada de Arauê (Ara de Arara + Uê de Usina Estreito).

Com 10 anos de operação, a UHE Estreito gera energia contribuindo para o desenvolvimento social e ambiental e continua a trabalhar para ser reconhecida pela excelência na gestão operacional e pela sustentabilidade da operação.

Juntos geramos mais!